Em Mogi Guaçu-SP, vereador Natalino aceita Desafio Nacional e é o primeiro a aprovar Ficha Limpa Mun
Em Mogi Guaçu-SP, o vereador da REDE, Natalino Tony Silva aprovou nesta semana a Lei Ficha Limpa municipal. O projeto de lei 79/2017, apresentado pelo vereador, prevê a proibição da nomeação de pessoas com condenações em segunda instância para cargos da administra direta, autarquias e fundações ligadas aos poderes executivo e legislativo na cidade.
“A aprovação dessa lei tem como objetivo normatizar as nomeações, varrendo os que tem ficha suja da política brasileira. Estava na torcida para que nós, aqui de Mogi Guaçu, pudéssemos aprovar esse projeto. Mogi-Guaçu é a primeira cidade a aprovar a lei depois que o Desafio Nacional foi lançado”, disse o vereador após a votação da lei na Câmara Municipal.
“Em 2010 o povo se mobilizou e apresentou o Ficha Limpa, que foi um passo para uma sociedade mais transparente e ética. Sem dúvida alguma, a lei trouxe avanços. Porém, poder executivo e legislativo ainda podiam apresentar em seus quadros cidadãos com reputação duvidosa, pois nenhuma lei restringia a nomeação de cargos para 'fichas sujas'. A lei municipal põe fim a isso”, completa.
A aprovação do projeto de lei em Mogi-Guaçu acontece dias após o lançamento do Desafio Nacional – Ficha Limpa, que propõe a implantação da lei em todos os municípios do país – seja por vereadores da REDE, seja por projetos de iniciativa popular. Para entrar em vigor, a lei precisa ser sancionada pelo prefeito Walter Caveanha (PTB).
Faça parte você também!
A REDE lançou na última quinta-feira o Desafio Nacional que, em sua primeira ação, quer levar a Lei da Ficha Limpa para todos os municípios brasileiros. Se você, militante, simpatizante ou cidadão consciente ainda está em dúvida se deve ou não aceitar o desafio, a gente te ajuda explicando um pouco mais sobre o que isso significa.